Não autenticado |

Próximos eventos

Titulo Organizador Tipo Data Horário Local
1ª Semana da Pura Alunos IME/Diretoria IME-USP/CoC-Bacharelado em Matemática/PPG-MAT Encontro 17/04/2024 à 19/04/2024 07:45 às 18:00 Auditório Jacy Monteiro
Alunos IME/Diretoria IME-USP/CoC-Bacharelado em Matemática/PPG-MAT
Auditório Jacy Monteiro
Sim
Sim
Sim
Português
Presencial

Uma iniciativa dos alunos de graduação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), a primeira edição da Semana da Pura acontece entre os 17 e 19 de abril de 2024 e tem como objetivo reunir alunos, professores, pesquisadores e demais interessados em matemática para refletir e debater temas que contemplem o conhecimento matemático em diferentes manifestações.

Para isso, o evento conta com palestras, minicursos, sessão de pôsteres e mesas temáticas abertas a todos os interessados, atividades que não só abordam assuntos específicos da área como também abrem espaço para discutir grandes dúvidas em relação à formação acadêmica, como as mesas temáticas “vou me formar, e agora?” ou “como se faz pesquisa em matemática?”.

A 1ª Semana da Pura será realizada no Auditório Jacy Monteiro nas dependências do IME-USP, a partir das 7:45h do dia 17 de abril. As atividades serão intercaladas por intervalos para almoço e coffee break e encerram-se, todos os dias, por volta das 18h. Para visualizar o cronograma completo basta acessar o site oficial do evento.

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo formulário de inscrição.

14ª Semana da Computação Semana da Computação Workshop 22/04/2024 à 26/04/2024 12:00 às 18:00 Auditório Jacy Monteiro
Semana da Computação
Auditório Jacy Monteiro
Sim
Sim
Não
Português
Presencial

Organizada pelos alunos do Bacharelado em Ciência da Computação ,a Semana da Computação terá sua 14ª edição em abril de 2024. O evento acontece do dia 22 a 26 de abril das 12h às 18h no Auditório Jacy Monteiro, localizado no bloco B do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.

A programação do evento prevê palestras, workshops, competições e muito espaço para networking. Com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento e experiências entre ingressantes, veteranos, pesquisadores, docentes e profissionais da área, a Semana da Computação promove todas as atividades de forma aberta ao público geral, não sendo necessária a realização de inscrição. Ainda será oferecido certificado de participação válido para o cumprimento de horas complementares aos participantes.

Entre as atividades deste evento gratuito, será oferecido coffee break. Confira o cronograma completo na página oficial do evento.

Em caso de dúvidas, os organizadores estão disponíveis nas redes sociais da Semana da Computação, sendo o perfil no Instagram @symcomp.imeusp e no LinkedIn Semana da Computação IME-USP.

Alumni USP Talks "Inteligência Artificial" Programa Alumni USP Seminário 25/04/2024 16:30 Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Programa Alumni USP
Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Não
Sim
Não
Português
Presencial

25.4.2024 – 16h30 - “Alumni USP Talks “Inteligência Artificial”, que ocorrerá no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, Rua da Biblioteca, 21;

Colóquio do IME Eduardo R. Longa & Morgan F. T. Andre Colóquio 26/04/2024 14:00 Auditório Antonio Gilioli
Eduardo R. Longa & Morgan F. T. Andre
Auditório Antonio Gilioli
Não
Sim
Não
Português
Presencial

No dia 26 de abril de 2024, o Colóquio do IME conta com a participação do Prof.  Eduardo Rosinato Longa, do Departamento de Matemática do IME-USP com o tema “Otimização de autovalores do laplaciano” e do Prof. Morgan Florian Thibault Andre, do Departamento de Estatística, com o tema  “Phase transition and metastability in stochastic models of neural networks”. O Colóquio se inicia às 14 horas, no Auditório Antonio Gilioli, 2º andar do Bloco A do IME – USP, e será transmitido ao vivo no canal do Colóquio do IME. 

Resumos das apresentações:
Eduardo R. Longa
(MAT-IME-USP)

Otimização de autovalores do laplaciano

O laplaciano é um dos mais importantes e estudados operadores diferenciais na área de Geometria. Ele aparece naturalmente nas equações que modelam a difusão do calor em sólidos e a propagação de ondas. Por exemplo, quando se toca um tambor, o movimento da membrana é descrito pela equação da onda, e é formalmente expresso como um uma combinação de senos e cossenos associados a certas frequências. À mais baixa dessas frequências é dado o nome de tom fundamental do tambor, e é essencialmente dado pelo primeiro autovalor do laplaciano associado ao formato da membrana. Nesta palestra, apresentarei alguns problemas geométricos envolvendo os autovalores deste operador em superfícies.

Phase transition and metastability in stochastic models of neural networks
Morgan F. T. Andre
(MAE-IME-USP)

The expression of “metastability” designates the existence of an unstable – but seemingly stationary – equilibrium, in which a given system has the tendency to stay for a long and unpredictable time, before being suddenly pushed to another equilibrium, which can be actually stable or itself another metastable state. Many phenomena in nature are known to exhibit such behavior, from radioactive atoms to supercooling fluids, and it has been decades since mathematical characterizations have been proposed in the field of statistical physics. Furthermore, the notion has recently gained popularity in neurosciences, as many empirical findings suggest that metastability is a fundamental feature of the brain, allowing the efficient processing of information in noisy and constantly changing environments. The meaning of such belief is nonetheless often imprecise, and seems to change from one author to the other. In this untechnical talk we will try to show how the rigorous ideas coming from statistical physics and more generally from probability theory, once applied to stochastic models of biological neural networks, can help us understand the metastable nature of the brain.

Sobre o Colóquio

O Colóquio do IME surgiu em 2019, a partir de uma iniciativa dos organizadores do Colóquio do MAP de transformar o evento em Colóquio do IME. Os professores Pedro Lopes e André de Carvalho ampliaram o grupo organizador que agora conta com colegas de todos os departamentos. O Colóquio do IME é um espaço de encontro para a comunidade imeana discutir assuntos diversos de maneira acessível e interessante. Os organizadores, inclusive, pedem a todos sugestões de nomes de palestrantes para edições futuras.

O evento é gratuito, aberto ao público em geral e não precisa de inscrição. O Auditório Antonio Gilioli fica localizado na Rua do Matão, 1010, Bloco A, 2º andar,  na Cidade Universitária – São Paulo. 

Saiba mais na página oficial do Colóquio (https://www.ime.usp.br/coloquio) ou através do e-mail coloquio@ime.usp.br. 

Obra de Hermann Grassmann traduzida para o português é lançada no IME-USP Prof. Francisco César Polcino Millies Evento 30/04/2024 19:00 Auditório Jacy Monteiro
Prof. Francisco César Polcino Millies
Auditório Jacy Monteiro
Não
Sim
Não
Português
Presencial

No dia 30 de abril de 2024, às 19h, o livro “A Ciência da Magnitude Extensiva – A Lineal Ausdehnungslehre”, do famoso matemático alemão Hermann Grassmann será lançado, pela primeira vez em tradução para a língua portuguesa, no Auditório Jacy Monteiro do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP). 

O trabalho de tradução de uma das principais obras de matemática do século XIX foi feito em conjunto pelo Professor Emérito do Departamento de Matemática do IME-USP, César Polcino Millies, o Diretor de Pesquisa do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), Dominique Flament, a professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Valéria O. Jannis Luchetta e o doutorando do Programa de Pós-graduação em Matemática do IME-USP Thiago Augusto Dourado.

A Ciência da Magnitude Extensiva – A Lineal Ausdehnungslehre

“Pela primeira vez em português, a Ausdehnungslehre de Hermannn Grassmann, originalmente publicada na Alemanha, em 1844, trata-se de um marco de originalidade e profundidade. Escrita num estilo peculiar, ele foi, tal como seu criador, ignorada num primeiro momento, mas logo inspirou de forma direta obras como Calcolo geometrico secondo l’Ausdehnungslehre di H. Grassmann, de Giuseppe Peano e Introduction à la géométrie différentielle suivant la méthode de H. Grassmann, de Cesare Burali-Forti e muitas outras. Jean Dieudonné certa vez escreveu: “Em toda a galeria de matemáticos proeminentes que, desde a época dos gregos, deixaram sua marca na ciência, Hermann Grassmann certamente se destaca como o mais excepcional em muitos aspectos.” Não seria exagero dizer que parte significativa da Matemática produzida no século XX baseia-se consciente ou inconscientemente nesta criação de Grassmann.”

No lançamento da obra, haverá uma mesa de conversa com os tradutores, onde os livros terão 40% de desconto para todos os interessados. O evento é gratuito, aberto ao público em geral e não precisa de inscrição. O Auditório Jacy Monteiro fica localizado na Rua do Matão, 1010, Bloco B, térreo, na Cidade Universitária – São Paulo. Além disso, haverá transmissão ao vivo no canal do IME-USP no YouTube.

XXVII Escola de Álgebra Departamento de Matemática Congresso 15/07/2024 à 19/07/2024 08:00 às 18:00 IME - USP
Departamento de Matemática
IME - USP
Sim
Não
Sim
Inglês
Presencial

A XXVII Escola de Álgebra será realizada no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) do dia 15 a 19 de julho de 2024. Esta edição marca o 27º encontro da conferência tradicional e de maior destaque dedicada à Álgebra e suas aplicações no Brasil. A  Escola de Álgebra é um evento bienal, com sua primeira edição datando de 1972.

O principal objetivo do evento é fomentar a colaboração entre estudantes de pós-graduação e graduação, bem como pesquisadores na área, proporcionando um ambiente propício para a discussão de ideias e projetos em andamento entre colegas e estudantes. A conferência abrange uma ampla gama de tópicos dentro da Álgebra e suas aplicações. A língua principal do evento é o inglês, com exceção de minicursos de nível elementar, que podem ser conduzidos em português.

O programa científico do evento conta com palestras plenárias convidadas, várias sessões temáticas, mini-cursos abrangendo níveis elementar, intermediário e avançado e uma sessão de pôsteres.

Para participar do evento é necessária a realização de inscrição prévia com pagamento de taxa de inscrição. O prazo para a submissão dos pôsteres é o dia 15 de março. Ambas as inscrições podem ser feitas pelo formulário de inscrição.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis na página oficial.

"Bridging Borders: International Geometric Analysis” Homenagem aos 60 anos do professor Paolo Piccione Conferência 19/08/2024 à 23/08/2024 09:00 às 18:00 Auditório Antonio Gilioli
Homenagem aos 60 anos do professor Paolo Piccione
Auditório Antonio Gilioli
Não
Não
Não
Inglês
Presencial

Com a participação de acadêmicos de 18 universidades de 8 países diferentes, a conferência Bridging Borders: International Geometric Analysis acontece no IME-USP entre os dias 19 e 23 de agosto. O objetivo é revitalizar conexões acadêmicas, celebrar e estimular novas colaborações na área da Análise Geométrica, além de reunir pesquisadores de destaque que possuem fortes vínculos com a cidade de São Paulo.

Ao longo da semana serão apresentadas cinco palestras por dia, a realização de um minicurso e uma sessão de pôsteres na sexta-feira (23). Uma sessão especial para promover a interação entre pesquisadores experientes e jovens matemáticos também está nos planos da equipe organizadora.

Esta edição é especialmente significativa, pois presta homenagem ao aniversário de 60 anos do professor Paolo Piccione, docente do Departamento de Matemática do instituto, cujas contribuições científicas, administrativas e políticas têm sido fundamentais para o avanço da matemática em São Paulo e no Brasil.

O evento é aberto para o público em geral e todas as atividades serão realizadas no auditório Antonio Gilioli, no bloco A do IME-USP, localizado na Rua do Matão, número 1010 – Cidade Universitária. Mais informações como detalhes do cronograma e inscrições para pôsteres também podem ser consultadas na página do evento.

Alumni USP Talks "Caminhos e desafios para a empregabilidade no Brasil" Programa Alumni USP Seminário 19/09/2024 16:30 Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Programa Alumni USP
Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Não
Sim
Não
Português
Presencial

19.9.2024 – 16h30 - “Alumni USP Talks “Caminhos e desafios para a empregabilidade no Brasil”, que ocorrerá no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, Rua da Biblioteca, 21;

6th Workshop on Nonlinear Dispersive Equations In Memoriam of Rafael José Iório Jr. (1947-2023) MAT-IME Workshop 04/11/2024 à 08/11/2024 08:00 às 18:00 IME - USP
MAT-IME
IME - USP
Sim
Não
Sim
Inglês
Presencial

The 6th Workshop on Nonlinear Dispersive Equations will take place at the Institute of Mathematics and Statistics of the University of São Paulo (IME-USP) in São Paulo. The past editions were held at the Institute of Mathematics, Statistics, and Scientific Computation (IMECC) of the State University of Campinas (UNICAMP), at the Casa da Ciência of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ), and at the Institute of Exact Sciences (ICEx) of the Federal University of Minas Gerais (UFMG).

The study of nonlinear dispersive equations has attracted a significant number of researchers worldwide. In Brazil, the research field was introduced in the mid-80s and one of the pioneers in this study was our honored Professor Rafael José Iório Jr (IMPA). Since then, numerous researchers in universities and research institutions throughout Brazil have actively worked in this area, making important contributions to its development.

Our goal with this workshop is to promote close relationships between Brazilian and foreign researchers working in this area, promoting recent activities among both senior and young researchers, including postgraduate students.

Prêmio Alumni USP e Prêmio Alumni USP Unidades Programa Alumni USP Premiação 25/11/2024 18:30 Sala do Conselho Universitário
Programa Alumni USP
Sala do Conselho Universitário
Não
Não
Não
Português
Presencial

25.11.2024 – 18h30 – “Prêmio Alumni USP” e “Prêmio Alumni USP Unidades”,  que ocorrerão na Sala do CO.